Brigadeiros Natalícios

O cheiro a cacau que ia saindo do meu desidratador deixou-me vontade de fazer outra receita que é muito fácil de fazer e que pode ser outra ideia para esta época natalícia.
Os brigadeiros que levam só 4 ingredientes e todos os ingredientes são naturais.

. 1 chávena de amêndoas (demolhadas 8 horas em água)
. 1 chávena de figos (demolhados 8 horas em água)
. 1/2 chávena de cacau 100% em pó
. 1 colher sopa de nectar de ágave

Retira-se as amêndoas e os figos da água e pica-se num robot de cozinha (podem ser picados separadamente num 1,2,3), depois coloca-se o cacau e o ágave. Desliga-se quando estiver misturado de forma homogenea e vai-se criar bolinhas. E já está! Pode-se no fim passar estas bolas em pepitas de cacau, coco ralado, sementes de sesamo descascado, etc.
Nota: as amêndoas podem ser substituidas por cajus crus, os figos por tâmaras, o cacau 100% por pó de alfarroba e o nectar de ágave por mel.

Bom Apetite!

Bolachas de cacau natalícias


As bolachinhas já feitas!
O meu desidratador!

Cacau 100% pó
Ontem deixei-me ir pelo espírito natalício e pelo aspecto nostalgico da tempestade de chuva e vento, e apeteceu-me preparar qualquer coisa reconfortante com cacau.
O cacau é o ingrediente principal do chocolate, um anti-depressivo natural e um dos alimentos mais ricos e nutritivos. Falo-vos do chocolate com cacau acima dos 70% pelo menos para poderem sentir os beneficios. Se repararem na informação nos chocolates normalmente a percentagem é de 40% ou menos 30% de cacau... o que significa que 60% é de muitas outras coisas como açucar, leite, quimicos e aditivos.

Aqui vai a receita:
. 2 chávenas de trigo sarraceno germinado
*para germinar o trigo sarraceno coloca-lo dentro de água por 6 horas, depois retirar a água e colocar-lo num passador ou germinador, e de 6 em 6 horas passar por água. Estará pronto e bom para consumir ao fazer isto por 24 horas.
. 1/2 de leite de coco
. 1 banana
. 3 maçãs
. 1/2 chávena de cacau 100% em pó
. 1 colher de sopa de nectar de ágave
. canela a gosto
. pepitas de cacau cru

Colocar o trigo sarraceno germinado com o leite de coco na liquidificadora e bater bem até ficar um creme. Colocar depois a banana e as maçãs e bater novamente. Depois colocar todos os outros ingredientes. Se precisar de mais um pouco de liquido, adicionar mais um pouco de leite de coco mas apenas para fazer girar a liquidificadora. É importante que a consistência seja mais próxima de uma mousse de chocolate do que um batido.
Num tabuleiro do desidratador colocar porções com uma colher de sopa na forma de uma bolacha. Polvilhar por cima com pepitas de cacau cru e colocar depois no desidratador à temperatura de 45cº durante 8 horas.
Pode ser também feito num forno normal regulado na temperatura mínima possivel e com a porta aberta, colocando por cima de um tabuleiro de rede forrado a papel vegetal.
.
Bom Apetite!

Curso Básico de Comida Viva - 6 Dezembro - Vila Franca de Xira

Este curso surgiu naturalmente de uma vontade de partilhar a minha experiência de um ano a praticar Comida Viva. Sou uma curiosa por natureza e desde o cedo que fui reunindo muita informação sobre o assunto, comprando ingredientes, testando receitas e falando com outros adeptos de comida viva que fui encontrando pela internet. Para mim esta alimentação é um estímulo e uma curiosidade constante. Amo o sabor, a cor e principalmente como me faz sentir: cheia de energia e viva!

Neste Módulo Básico, vou dar-lhe a conhecer o que é a “comida viva” e os “superalimentos”, bem como os benefícios deste tipo de alimentação, as técnicas básicas de preparação, e receitas que requerem apenas o uso de um liquidificador.

Com as dicas que irá receber, facilmente poderá deitar fora alguns dos velhos hábitos que sabe serem poluentes para o seu corpo e incluir no seu regime alimentar alternativas que podem fazer toda a diferença na sua condição de saúde e bem-estar.


Curso Básico de Comida Viva, Domingo 6 Dez. 09
(clicar na imagem para ver o cartaz com mais detalhe)

Local: Espaço Ser - Rua Serpa Pinto, 102 - Vila Franca de Xira
Horário: 10h30 às 14h00
Valor: 20 euros
Informações e Inscrições: 263 274507 ou 96 811 6010 (Adélia)

Tudo de bom e até lá.