Sopa "Criativa"

Esta noite para o jantar dei largas à minha imaginação e dando uma olhadela ao meu frigorifico, com o que tinha por lá, fiz uma sopa que se revelou deliiiiciiiiosaaaa ;) Decidi tirar uma foto e fazer o post logo pois como foi mesmo um exercicio de criatividade do momento podia me esquecer... aqui vai:
  • 200ml de sumo fresco (feito no momento!) de cenoura
  • metade de um abacate maduro
  • metade de uma maçã tamanho normal
  • meia chávena de chá de abóbora docinha (especie butternut) cortada em bocadinhos
  • 2 colheres de sopa de trigo sarraceno germinado (2 dias)
  • 1 chávena de chá de sementes de alfafa germinadas (5 dias)
  • folhas de hortelã fresca (uns 3 talos)
  • meia chávena de água

Bater tudo na liquidificadora, colocar num prato de sopa e voilá! prontinha para comer... Por incrivel que pareça não coloquei temperos nenhuns.. tipo azeite, sal ou shoyu e estava incrivelmente deliciosa... a hortelã dá um toque especial e o trigo sarraceno e o abacate um aspecto muito cremoso.

Esta quantidade deu para um prato cheio de sopa e deu para uma pessoa cheia de fome! eheh! Salpiquei por cima sementes de feijão mung e lentilhas germinadas. Faz uma especie de crunch quando se come!...

Bom Apetite!

O maior jantar de Comida Viva em Portugal! :))) 26 Novembro 09


"Os cozinheiros"


O ambiente ao jantar


O prato de Comida Viva servido

O Jantar Popular de Comida Viva revelou-se um sucesso! Mais de 80 pessoas sentiram o apelo e vieram ao GAIA experimentar comida 100% biológica, nutritiva, sem qualquer tipo de cozimento e preparada com muito amor. :)))
.
A ementa consistia de Esparguete de Courgette servido com um rico Molho de Tomate e Mangericão, acompanhando um Paté de Pastinaca, Trigo Sarracero e Sementes de Girassol e uma excelente Salada de Verduras e Germinados. Para sobremesa uma deliciosa Mousse de Dióspiro com Maçã.
.
O feedback foi fantástico... com muitas pessoas a quererem repetir e sem nenhuma comida a sobrar no fim.
Senti-me comovida e entusiasmada por fazer parte deste momento tão especial... o maior jantar de Comida Viva realizado em Portugal... Que venham mais!!!

Jantar Popular 26 Novembro - Comida Viva + cinema


Esta semana o jantar popular* trás novidades. em busca de mostrar cada dia novas alternativa, esta quinta feira o jantar vem mostrar novas propostas para uma alimentação mais sustentável e saudável.

A alimentação viva ou crudívorismo é um estilo de vida que compreende a vitalidade como elemento relevante, seja pela alimentação, pelo ar, pela água ou pelo hábitos de vida, promovendo mudanças no ambiente do nosso corpo para que a saúde se estabeleça.

Isto não significa a ingestão de alimentos apenas crus, mas sim da preparação destes alimentos de maneira a que sejam potenciadores de uma boa digestão, sem processamento pelo fogo. Vários sistemas são propostos, sendo que todos andam em torno do consumo de vegetais, legumes e fruta crus, frutos secos (rehidratados), sementes germinadas, fermentados e algas. Os alimentos crus e as sementes germinadas são ricos em enzimas, responsáveis pela reposição de nutrientes ás células, promovendo uma boa alimentação do nosso organismo e evitando o gasto
de reservas energéticas.

Acompanha este hábito alimentar o entendimento da saúde como um estado de harmonia com o meio ambiente.
O crudívorismo patrocina uma alimentação biológica e local procurando retirar o maior valor nutritivo de todos os alimentos.


*O que é o Jantar Popular?

- Um Jantar comunitário vegano e LIVRE DE OGMs que se realiza todas as Quintas-feiras no Grupo Desportivo da Mouraria
- Uma iniciativa inteiramente auto-gerida por voluntários do Centro Social do Jantar. Para colaborar, cozinhar, montar a sala basta aparecer a uma Quinta-feira a partir das 16h30.
- Um projecto autónomo e auto-sustentável. As receitas do Jantar Popular representam o fundo de maneio do Centro Social do GAIA que mantém assim a sua autonomia.
- Um jantar onde ninguém fica sem comer por não ter moedas e onde quem ajuda não paga. O preço normal são 3 euros.
- Um exemplo de consumo responsável, com ingredientes que respeitam o ambiente, a economia local e os animais.
- Uma oportunidade para criar redes, trocar conhecimentos e pensar criticamente


-----------------------------------------
>> The story of stuff (A história das coisas) , 20min

Esta animação é um pequeno documentário educativo sobre o ciclo de vida dos produtos que consumimos no dia a dia. Cria-se uma reflexão social e ecológica da maneira como o homem habita a terra e de que forma a gestão dos seus resíduos é uma importante ferramenta para manter um mudo mais sustentável.

www.storyofstuff.com

-----------------------------------------

Até lá!