O meu pequeno almoço!


Desde sempre que a minha refeição preferida é o pequeno-almoço. Adoro acordar de manhã com aquela sensação fresca de estômago vazio e normalmente tenho sempre muita fome. Antigamente a minha rotina normal era preparar uma tigela com fruta fresca cortada, cereais e leite de soja. Quando me tornei crudivora transformei essa rotina em algo que me dá ainda mais prazer.

A primeira coisa que faço logo depois de me levantar é ir preparar um copo de água morna com o sumo de meio limão e umas gotinhas de azeite virgem (se for prensado a frio e de agricultura biológica ainda melhor!). A combinação do limão e do azeite com a água morna ajuda à limpeza do fígado e como é a primeira coisa que o estômago recebe depois do jejum da noite, passa rapidamente para o intestino e acaba por empurrar as fezes que estão no canal do intestino para fora.

Depois de beber a água regresso ao quarto para acabar de me preparar para o dia e no máximo em 15 minutos vou à casa de banho. Depois... aí sim... estou preparada para nutrir e alimentar o meu corpo com o primeiro alimento: um nutritivo sumo verde!

A cor que salta mais à vista neste sumo é o verde que vem do facto de ser usado vegetais de folha verde, que podem ir desde: espinafres, alface, couve, folhas de beterraba, acelgas, salsa, coentros, hortelã, folhas de aipo, rama de cenoura, etc. A maior parte de nós não come este tipo de vegetais em quantidades suficientes. Torna-los numa bebida permite que os nutrientes existentes nas folhas se libertem e possam ser absorvidos. O sumo verde acrescenta à nossa dieta quantidades de clorofila e de aminoácidos que vão tornar o nosso corpo alcalino. Comida cozinhada torna o nosso corpo muito acido e os corpos ácidos estão mais vulneráveis ao parasitas e consequentemente às doenças.

Desde a primeira vez que experimentei o sumo fiquei fã! Apesar da cor poder assustar, se se passar por cima disso e se provar não se quer outra coisa! heheh! É doce e fica-se cheio e bem alimentado. No inicio, o meu sumo verde consistia em: 1 banana, 1 maçã, 1 punhado de espinafres, uma mão de salsa e um a dois copos de água (dependendo se se gosta mais aguado ou mais tipo batido), tudo batido no liquidificador. Comecei com os meus vegetais verdes preferidos e o segredo da banana, que no sumo incorpora o sabor de tudo o resto. O sumo acaba por ter o sabor de um batido de banana apesar da cor verde. De inicio comecei por colocar a proporção 60/40 fruta/vegetais e aos poucos fui aumentando e o ideal é ao contrário 40/60, tentando de dois em dois dias ir mudando os dois vegetais que se usa.

Actualmente e passado um ano, gosto de fazer pelo menos um dia por semana o Sumo Verde dos 5 Elementos! É uma combinação de 5 ingredientes com qualidades especial que dão logo pela manhã uma energia incrível! Passo a dar a receita:

Ingredientes:
  1. 1/2 limão descascado (perfeito se deixarem as sementes e bocados da parte branca)

  2. 1 pitada de pimenta de Caiena (apenas um pouquinho, não é para se perceber a pimenta. A pimenta de Caiena tem propriedades muito especiais de desintoxicação do organismo.)

  3. 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (as sementes previamente demolhadas em água por 8 horas - coloca-las antes de deitar para estarem prontas de manhã)

  4. 1 punhado de folhas verdes à vossa escolha (ex: espinafres, alface, rúcula, salsa, coentros, etc.)

  5. 2 peças de fruta (ex: banana, manga, maçã, pêra, pêssegos, morangos, etc.

Acrescentar 2 a 3 copos de água. E bater tudo no liquidificador até ficar um sumo verde. Isto dá para 3 copos grandes de sumo.

Em dias especiais ehehe! ainda acrescento a demolhar com as sementes de linhaça umas 6-8 amêndoas... fica ainda mais rico e cheio de nutrientes.

Isto é para mim um pequeno-almoço extremamente completo e o mais importante, delicioso.

Que tal experimentar? Bom apetite!


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